0

IPVA 2022 SC – Consulte o calendário de pagamento e valor

IPVA 2022 SC – A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina divulgou o calendário de vencimento do IPVA deste ano, que poderá ser quitado em até três parcelas.

A novidade deste ano é que o contribuinte terá que desembolsar mais para ficar em dia com o imposto, embora as alíquotas tenham permanecido as mesmas. Isso porque os veículos sofreram grande valorização no ano passado, segundo o Fundação Instituto de Pesquisas Aplicadas. A alta da inflação também contribuiu com o aumento no imposto.

Quem deve contribuir e o fato gerador do IPVA

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, é um imposto cuja arrecadação está sob a responsabilidade dos Estados.

O fato que cria a obrigação de pagar é a propriedade, plena ou não, de veículos automotores em 1ª de janeiro de cada ano, para os veículos adquiridos no ano anterior e no caso de veículos novos, na data de aquisição. Já para os veículos importados o fato gerador é a data do desembaraço aduaneiro.

Alíquotas que são aplicadas no cálculo do IPVA

O Estado de Santa Catarina a menor alíquota de IPVA do país. As alíquotas aplicadas são as seguintes:

  • 2% para veículos de passeio, utilitários;
  • 1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros; e
  • 1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

Como calcular o imposto

Primeiramente saiba que o cálculo do IPVA SC é muito simples, ao contrário do que muitos pensam. Para tanto, basta seguir dois passos que mostraremos a seguir.

O primeiro passo é descobrir o valor de mercado do veículo. Saiba que a Sefaz/SC toma como base para o cálculo os valores de veículos apurados pela Tabela FIPE. Então você deve acessar o site e pesquisar pela marca, modelo e ano de fabricação.

O segundo passo é ver qual alíquota se aplica ao tipo de veículo. Assim, se o valor de mercado do veículo é R$ 90.0000,00 e a alíquota 2%, então o valor do imposto será R$ 1.800,00, ou seja, 90.000 X 0,02.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 SC

Os contribuintes catarinenses têm a opção de pagar o imposto em até três parcelas ou em cota única. Os vencimentos estão escalonados de acordo com o número final da placa. Confira a seguir.

Final placaQuota única1ª parcela2ª parcela3ª parcela
131/jan10/jan10/fev10/mar
228/fev10/fev10/mar10/abr
331/mar10/mar10/abr10/mai
430/abr10/abr10/mai10/jun
531/mai10/mai10/jun10/jul
630/jun10/jun10/jul10/ago
731/jul10/jul10/ago10/set
831/ago10/ago10/set10/out
930/set10/set10/out10/nov
031/out10/out10/nov10/dez

Consulte o valor do IPVA 2022 SC

Antes de tudo saiba que o Detran/SC e Sefaz/SC, responsáveis pela arrecadação do imposto, não enviará o informativo com os valores devidos.

Então caso queira saber o quanto terá que desembolsar para que possa se planejar e ficar em dia terá que acessar o site do Detran. Para tanto tenha em mãos o número da Placa e Renavam que mostraremos a seguir, em poucos passos como consultar.

  • Primeiro acesse o site do IPVA Detran/SC clicando aqui.
  • Depois informe a placa e Renavam do veículo a ser consultado.
  • Em seguida clique em “OK”.

ipva 2022 sc

Para onde vai o IPVA SC

Primeiro de tudo saiba que, embora seja responsável por cobrar e arrecadar, o governo estadual não fica com toda arrecadação. Esses valores, por força de lei, estão obrigados a dividir com os municípios onde estão licenciados.

A proporção da divisão é de 50% para cada ente. Esses valores são utilizados para investimento na conservação de estradas e vias, educação e saúde para o transito.

Veja também:

Rate this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.