0

IPVA 2022 PB – Calendário de pagamento, onde e como pagar

IPVA 2022 PB – A Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba (SEFAZ-PB) divulgou o calendário de pagamento para do IPVA deste ano. O calendário prevê um desconto de até 10% para quem fizer o pagamento antecipado, sempre no último dia útil de cada mês do cronograma que vai de janeiro a outubro a depender do número final da placa.

O Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) é um tributo que incide anualmente sobre os proprietários de automóveis, motocicletas, caminhões, caminhonetes e ônibus registrados no Detran/PB (Departamento Estadual de Trânsito) em 31/12, tendo como base a Tabela FIPE.

O imposto deste ano deve ficar mais caro este ano devido à valorização dos veículos. O percentual médio não foi divulgado pela SEFAZ, mas estima-se que deve ficar em média acima dos 20%.

Desconto no IPVA 2022

A exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, o Governo Paraibano manteve o desconto de 10% aplicado nos anos anteriores para quem quitar o tributo em parcela única ou para quem o fizer em até 3 parcelas.

Os veículos com ano de fabricação até 2006 terão isenção automática no IPVA 2022 PB. Isso acontece porque a legislação estadual que regula o imposto estabelece que veículos com 16 ou mais terão direito à isenção automática, ou seja, os proprietários destes veículos não precisam fazer qualquer tipo de requerimento. Precisam apenas pagar as outras taxas do Detran-PB.

Isenção no IPVA 2022 PB

Os portadores de deficiências física, visual, mental e autistas, além de taxistas, motoboys e motofrentistas até 150 cilindradas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na condição de transportes turísticos, têm direito a requerer isenção com base no Decreto 40.959/2020 da Portaria n° 176/2020.

Para fazer o requerimento o contribuinte pode solicitar presencialmente ou solicitar através do e-mail: gerencia.itcd.ipva@sefaz.pb.gov.br.

Quem optar por requerer através do e-mail deve enviar os documentos no formato pdf e são os seguintes: CRLV ou DUT (documento do carro), CNH (carteita nacional de habilitação), comprovante de residência, autorização de compra do ICMS e laudo médico.

Já quem requerer presencialmente deve se dirigir a um dos pontos de atendimento dos CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) ou dos UAC (Unidade de Atendimento ao Cidadão) de posse dos seguintes documentos: CRLV ou DUT (documento do carro), CNH (carteita nacional de habilitação), comprovante de residência, autorização de compra do ICMS e laudo médico.

Calendário de Pagamento IPVA 2022 PB

Segundo a calendário divulgado os vencimentos começam dia 31 para os veículos cujo final da placa é 1 e se estendem até o dia 29 de dezembro. Quem quitar o imposto de uma só vez terá direito a um desconto de 10%. Confira a seguir.

Final de Placa1ª parcela ou cota única à vista antecipada com redução de 10%2ª parcela3ª parcela ou Cota única sem redução
131 de janeiro25 de fevereiro31 de março
225 de fevereiro31 de março29 de abril
331 de março29 de abril31 de maio
429 de abril31 de maio30 de junho
531 de maio30 de junho29 de julho
630 de junho29 de julho31 de agosto
729 de julho31 de agosto30 de setembro
831 de agosto30 de setembro31 de outubro
930 de outubro31 de outubro30 de novembro
031 de outubro30 de novembro29 de dezembro

Como consultar

Se você quiser saber o valor que terá que desembolsar para quitar o IPVA ou se precisar emitir o boleto para pagamento pode fazer através do site da Sefaz/PB ou do Detran/PB ou você pode clicar aqui e ir direto à pagina de consulta.

 

 

ipva 2022 pb

A imagem acima mostra a página que será mostrada. Para conseguir consultar basta informa o CPF ou CNPJ do proprietário, placa e renavam do veículo a ser consultado e o tipo de emissão. Depois clica na caixa “Eu não sou um robô”, depois em “Avançar”.

Onde pagar

Os pagamentos podem ser feitos em qualquer das agências do Banco do Brasil (bem como nos seus correspondentes, TAA e Internet Banking) e na rede de agências da Caixa Econômica Federal e suas lotéricas.

Para o pagamento não é necessário imprimir a ficha de compensação ou DAR.

Consulte também

Rate this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.