0

IPVA 2022 MS – Calendário de pagamento, consulta débitos e descontos

IPVA 2022 MS – O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através de sua Secretaria da Fazenda (SEFAZ/MS), divulgou o calendário de pagamentos para o IPVA 2022. O texto do decreto publicado prevê desconto de até 15% para o pagamento antecipado em cota única.

A grande novidade deste ano é a alta do imposto, assim como ocorreu todos os demais estados. O percentual de aumento não foi divulgado, mas, segundo entidades do setor, deve ficar, em média, 18% mais caro em relação a 2021.

Essa elevação deve-se a dois fatores: a primeira e principal é o aumento no preço de comercialização dos veículos apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que elabora a Tabela FIPE. A segunda causa é a inflação acumulada ao longo de 2021.

Primeiramente saiba que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é um imposto cobrado anualmente, cuja competência de arrecadação é dos Estados. A despeito disso, metade da arrecadação vai para os cofres do município onde o veículo está licenciado.

Redução na alíquota e elevação na faixa de isenção do IPVA 2022 MS

De antemão ressaltamos que as alíquotas do IPVA sofreram redução para o IPVA deste ano e foi ampliada a faixa de isenção. Até o ano passado somente os veículos com mais de 20 anos de fabricação eram isentos, agora os com mais 15 anos de fabricação passam a ter direito.

A alíquota para automóveis foi reduzida de 3,5% para 3%. Já para caminhões e ônibus passa para 1,5% ante 2% no ano passado.

As alterações não ficaram limitadas a 2022, pelo contrário. Para o próximo ano haverá redução da base de cálculo em 50% de forma que seja equivalente a 1,5% para:

  • Caminhões com qualquer capacidade de carga; ônibus e micro-ônibus para o transporte coletivo de passageiros.

Redução de 40% de forma que fique equivalente e 3% para os seguintes veículos:

  • Automóveis, camioneta, camioneta de uso misto e utilitário.

Redução de 25% para os veículos listados a seguir de forma a equivaler a 4,5% para:

  • Automóveis (carro de passeio) e qualquer outro veículo com capacidade para até oito pessoas, excluído o condutor, que utilizem diesel.

Como calcular o valor do imposto

Cumpre ressaltar que é muito fácil e simples calcular o valor do IPVA. Para tanto, basta seguir dois passos. Mas antes disso, saiba que o Governo sul-mato-grossense toma como base de cálculo o valor dos veículos expressos na Tabela FIPE.

Então, o primeiro passo a seguir é descobrir o valor de mercado do veículo, acessando o site da Tabela FIPE e buscar pela marca, modelo e ano de fabricação.

Em seguida veja a alíquota aplicável e multiplicar pelo valor do veículo. Por exemplo, se o valor de mercado do veículo é 90.000,00 e a alíquota 3%, então o valor devido de IPVA será igual a R$ 1.800,00, ou seja, 90.000 X 0,03.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 MS

O IPVA deste ano poderá ser feito de duas maneiras: parcelado ou à vista.

Para os que optarem pelo pagamento parcelado podem pagar em cinco parcelas, sem direito a qualquer desconto. Já para os quitarem o imposto em uma única parcela terão desconto de 15%. Confira os vencimentos a seguir.

  • 31 de janeiro de 2022, a primeira parcela;
  • 28 de fevereiro de 2022, a segunda parcela;
  • 31 de março de 2022, a terceira parcela;
  • 29 de abril de 2022, a quarta parcela e;
  • 31 de maio de 2022, a quinta parcela.

Como consultar o valor do IPVA

Inicialmente cumpre ressaltar que o informativo não está sendo enviado pelos Correios.

Então caso queiram saber antecipadamente o valor a pagar de IPVA 2022 MS e outros débitos terão que acessar o site da SEFAZ/MS ou clicar aqui.

Para consultar tenha em mãos o número do renavam e placa do veículo. Depois digite os código que aparecer na imagem e depois clique em “consultar”.

ipva 2022 ms

Por fim, é muito importante saber antecipadamente o valor do IPVA pois assim você de se planejar financeiramente e ver qual a melhor forma de pagamento: à vista ou parcelado.

Consulte também:

Rate this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.