0

IPVA 2022 MG – Confira a escala de vencimentos e valor a pagar

IPVA 2022 MG – O Governo do Estado de Minas Gerais, através de sua Secretaria da Fazenda, divulgou o calendário de pagamentos para o IPVA 2022, cujo vencimento tem início no dia 18 de janeiro.

Antes de mais nada o IPVA deste ano traz uma novidade: a elevação no valor do imposto, mesmo as alíquotas tendo permanecido as mesmas. O percentual de aumento não foi divulgado pela Sefaz/MG, contudo entidades do setor estimam uma elevação média de 17%.

A elevação deve-se à inflação acumulada ao longo de 2021 e, principalmente, ao aumento no preço médio dos veículos apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, responsável por elaborar a Tabela FIPE, utilizada como base de dados para o cálculo do imposto.

Alíquotas aplicadas no cálculo do IPVA

Inicialmente saiba que a alíquota varia conforme o tipo de veículo, confira a seguir quais as praticadas no cálculo do IPVA.

  • 4,0% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla.
  • 3,0% para caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
  • 2,0% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
  • 2,0% para motocicletas e similares.
  • 1,0% para veículos de locadoras (pessoa jurídica).
  • 1,0% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

Como se calcula o IPVA

Antes de tudo saiba que ao contrário do que muitos pensam, o cálculo do IPVA é muito simples e fácil, a seguir mostraremos, em poucos passos, como fazer. Confira!

O primeiro passo é descobrir a base de cálculo, ou o valor que será tomado com base. Assim, no caso de veículos novos, a base de cálculo será o valor da nota fiscal o no caso de veículos usados o valor de mercado apurado que consta na Tabela FIPE.

Desse modo, caso seu veículo seja usado, para saber o preço de mercado, acesse o site da Tabela FIPE e pesquise pela marca, modelo e ano de fabricação.

Em seguida veja qual alíquota se aplica ao tipo de veículo e multiplique pelo valor de mercado.

Em síntese, se seu veículo é um automóvel cujo valor de mercado seja igual a R$ 100 mil, então o valor devido de IPVA será igual da R$ 4.000,00, ou seja, 100.000 (valor de mercado) X 0,04(alíquota de 4% para automóveis).

Calendário de Pagamento do IPVA 2022 MG

A escala de vencimentos do IPVA deste ano tem início no dia 18 de janeiro para todos os veículos automotores usado e estão escalonados de acordo com o número final da placa, portanto fique atento(a).

O desconto máximo para quem fizer o pagamento em parcela única é de 3% e começara no dia 18 até 22 de janeiro, de acordo com o número final da placa.

ESCALA DE VENCIMENTOS:

FINAIS DE PLACACOTA ÚNICA/
1ª PARCELA
2ª PARCELA3ª PARCELA
JANEIROFEVEREIROMARÇO
1 e 2181818
3 e 4191919
5 e 6202222
7 e 8212323
9 e 0222424

Como consultar o valor a pagar referente ao IPVA 2022 MG

Inicialmente saiba que há alguns anos os informativos com os valores devidos de IPVA não são enviados pelos Correios. Portanto, caso queira saber antes e se programar você deverá acessar o site da Sefaz/MG ou clicar no link abaixo.

http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputConsultaIpvaPorRenavam.action

Primeiramente informe o número do renavam do veículo da qual deseja consultar.

Em seguida informe e exercício e depois clique na caixa para informar que não se trata de robô fazendo consulta. Finalmente clique no botão “continuar”.

ipva 2022 mg

Seguindo os passos descritos anteriormente será informado o valor que terá que desembolsar para ficar em dia com o IPVA MG 2022, e assim, se programar financeiramente.

Você poderá também imprimir o DAE (documento de arrecadação estadual) para fazer o pagamento na rede bancária autorizada.

Onde pagar

O contribuinte mineiro dispõe de uma ampla rede de atendimento para pagar seu imposto. a seguir a lista de bancos autorizados a receber.

  • Banco do Brasil e correspondentes Mais BB;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal e rede de lotéricas;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander; e
  • Sicoob.

Desde já não precisa se preocupar caso não seja correntista de nenhum dos bancos listados anteriormente. Você pode imprimir a DAE e se dirigir a uma das unidades de atendimento da SEFAZ/MG e realizar o pagamento.

Consulte também:

Rate this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.