IPVA 2020 RS – Calendário de Pagamento, consultas, onde pagar




O imposto sobre a propriedade de veículos automotores, IPVA 2020 RS, é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos e tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor (automóveis, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, caminhões) não incidindo sobre embarcações e aeronaves.

A alíquota utilizada como referência é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo Estado que cobra o referido imposto.

Calendário de Vencimento IPVA 2020 RS

Neste ano o Governo do Rio Grande do Sul antecipou o vencimento do IPVA de abril para janeiro. Outra mudança é que os proprietários de veículos não contarão mais com a opção de parcelar o valor, nem ter desconto com o pagamento antecipado. Segundo o governo as medidas tomadas tem como finalidade “recuperar a sustentabilidade das contas públicas”.

Vale ressaltar que os únicos descontos mantidos para este ano são: descontos do Bom Motorista (até 15%) e do Bom Cidadão (até 5%). Eles podem ser acumulados porém são válidos apenas para os pagamentos em dia.

A consulta aos valores a pagar referentes ao IPVA 2020 RS, licenciamento, DPVAT e possíveis multas já estão disponíveis no site do  Detran/RS e através do aplicativo para dispositivos móveis. Os pagamentos vão até o final de janeiro e os vencimentos dependem do número final da placa do veículo. Confira a seguir!

  • Placas de final 1: 6 de janeiro de 2020
  • Placas de final 2: 8 de janeiro de 2020
  • Placas de final 3: 10 de janeiro de 2020
  • Placas de final 4: 14 de janeiro de 2020
  • Placas de final 5: 16 de janeiro de 2020
  • Placas de final 6: 20 de janeiro de 2020
  • Placas de final 7: 22 de janeiro de 2020
  • Placas de final 8: 24 de janeiro de 2020
  • Placas de final 9: 28 de janeiro de 2020
  • Placas de final 0: 30 de janeiro de 2020

Desconto do Bom Motorista

  • Sem multas de 01/11/18 a 31/10/19: 5% de desconto
  • Sem multas de 01/11/17 a 31/10/19: 10% de desconto
  • Sem multas de 01/11/16 a 31/10/19: 15% de desconto

Desconto do Bom Cidadão (Nota Fiscal Gaúcha)

  • De 51 a 99 notas cadastradas: 1% de desconto
  • De 100 a 149 notas cadastradas: 3% de desconto
  • 150 notas cadastradas ou mais: 5% de desconto

Consulta situação do Veículo

Você poderá consultar também a situação de seu veículo perante o Detran/RS. Nesta consulta será possível consultar o valor do licenciamento/IPVA 2020 RS, a existência de multas, entre outras. Para realizar a consulta clique aqui.

consulte aqui seu IPVA 2020 RS e veja o valor que terá que desembolsar

Informe a placa do veículo, o número do Renavam (a imagem indica onde você pode localizar estas informações no CRLV) e clicar em “Consultar”.

Lembrando que, como ocorre em todo os Estados da Federação, os veículo acima de 15 anos de fabricação estão isentos deste pagamento.

Entrega do Documento

Vale frisar que segundo o Código de Trânsito Brasileiro o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – é um documento de porte obrigatório e será enviado para o endereço do proprietário cadastrado no Detran/RS. Por isso é muito importante manter atualizado seu endereço. Veja aqui como fazer a alteração do endereço residencial.

Normalmente o prazo para entrega é de até dez dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa, seguro DPVAT e demais encargos legais que compõem o licenciamento anual, mais as eventuais multas vencidas. Porém, nos casos de antecipação do IPVA, o sistema do Detran/RS organiza a impressão por ordem de vencimento do licenciamento. Os documentos das placas final 1, 2 e 3 têm prioridade na impressão.

Documentos dos veículos com placas de finais 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 poderão demandar maior tempo para serem confeccionados e entregues (em média, 30 dias). O tempo maior para a chegada do documento não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2016 até o período estipulado no calendário de licenciamento.

A entrega do documento é feita por AR (Aviso de Recebimento), o que significa que alguém precisa assinar o comprovante de recebimento. No caso de não ser localizado em três tentativas de entrega, o proprietário receberá um aviso para retirar seu documento no CD (Centro de Distribuição) dos Correios de sua região no prazo de até 30 dias.

Verifique a situação do seu veículo no menu Consulta de Veículos.

Lá você confere a situação do seu licenciamento, encontra o link para os bancos conveniados e, também, um link para os Correios, onde é possível acompanhar a localização do seu documento, caso já tenha sido impresso.

Multa

Atenção: transitar com veículo não licenciado é uma infração gravíssima e sujeita à multa de  R$ 191,54, sete pontos na CNH e remoção do veículo.

Como realizar o pagamento do IPVA 2020 RS?

Para realizar o pagamento do IPVA você tem apenas duas opções:

  • Acessar o site e realizar a Consulta de Veículos, conforme explicado anteriormente, (lá você terá todas as informações necessárias para realizar o pagamento) imprimir a guia e pagar em alguns dos bancos credenciados.
  • A outra opção é esperar chegar a guia no endereço cadastrado no Detran/RS e realizar o pagamento na rede bancária credenciada.

Atendimento Detran/RS

Vídeos

Selecionamos alguns vídeos educativos do Detran/RS.

Esses vídeos certamente nos levarão a refletir o quanto é importante seguir as recomendações de segurança afim de mantermos as pessoas que nos cercam em segurança.

Viagem Segura com o cinto de segurança

Distância de segurança

Veja também:

Summary
IPVA 2019 RS - Consulte o Calendário de Pagamento
Article Name
IPVA 2019 RS - Consulte o Calendário de Pagamento
Description
Consulte aqui o calendário de vencimento IPVA 2019 RS. Consulte também o valor a pagar, dúvidas frequentes e diversas outras informações.
Author
Publisher Name
Consulta Renavam
Publisher Logo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: