IPVA 2020 MT – Tabela, consultas, onde pagar, Detran

Escrevemos este post para você que mora ou possui algum veículo registrado em algum dos municípios do Estado do Mato Grosso afim de que tenha todas as informações necessárias a respeito do IPVA 2020 MT. Se você quer saber quando, onde paga e valor continue conosco.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Mato Grosso é cobrado anualmente pelo governo estadual que arrecada através da Secretaria da Fazenda, cujo fato gerador é a propriedade de veículo automotor em 01 de janeiro.

De acordo com a tabela de pagamentos do ano-calendário 2020, o IPVA deste ano terá reajuste que vai variar de 1 a 4% dependendo do tipo de veículo.

IPVA 2020 MT

Tabela de pagamento IPVA 2020 MT

Os contribuintes que realizarem o pagamento do IPVA 2020 MT em cota única tem desconto de 3% a 5%, de acordo com a data de pagamento.

O pagamento pode ser parcelado em até 3 vezes, sem direito a desconto, devendo o proprietário de veículo observar o vencimento de acordo com o número final da placa. Confira a tabela a seguir:

ipva 2020 mt

Tabela IPVA 2020 MT – Fonte: Sefaz/MT

Atenção – Devido à pandemia do novo coronavírus, o governo do Estado do Mato Grosso resolveu prorrogar o pagamento do IPVA 2020 de veículos com finais de placa 4, 5, 6 e 7 para maio e junho. Foram prorrogados também os parcelamentos pendentes de pagamento e os já realizados nos meses anteriores, inclusive os realizados no âmbito da PGE (Procuradoria Geral do Estado.

Como consultar o valor a pagar IPVA 2020 MT

Os proprietários de veículos receberão, no endereço cadastrado no Detran/MT, informativo com os valores a pagar. Caso não tenha recebido o informativo e/ou deseje saber o valor a pagar antes disso clique aqui e informe o número do chassi ou o número do Renavam.

Para emitir o Guia de Recolhimento para realizar o pagamento junto a rede bancária clique aqui e informe o número do chassi ou o número do Renavam.

Onde pagar

O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado nas instituições financeiras, ou seus respectivos correspondentes bancários, listadas a seguir. Basta apenas apresentar o Documento de Arrecadação.

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú/Unibanco;
  • Primacredi;
  • Santander;
  • Bancoob;
  • Sicredi.

Alíquotas

Confira abaixo as alíquotas que incidem sobre cada tipo de veículo:

  • 1% para ônibus, microônibus e caminhão;
  • 2% para automóvel de passeio carga ou misto;
  • 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo com potência até 300;
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo com potência entre 300 e 600cc;
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo com potência acima de 600cc;
  • e  4,0% para veículos de competição.

Como calcular o IPVA MT

É muito fácil calcular o valor do IPVA de seu veículo. O primeiro passo é achar o valor de venda de seu veículo na tabela FIPE. Para tanto acesse o site http://veiculos.fipe.org.br/ e informe o tipo, marca, modelo e ano de seu veículo.

Com essa informação basta aplicar alíquota, que no caso de automóveis de passeio é de 3%. Veja um exemplo:

Se um automóvel custa R$ 35.000,00. A conta será: 35.000 X 0,03 = 1.050

O IPVA a pagar será de R$ 1.050,00.

Veja também:

Summary
IPVA 2018 MT - Tabela de pagamento, consultas e pagamento
Article Name
IPVA 2018 MT - Tabela de pagamento, consultas e pagamento
Description
IPVA 2018 MT - Consulte aqui o a tabela de pagamento do IPVA 2018. Veja também o valor a pagar, como e onde realizar o pagamento. Clique e confira!
Author
Publisher Name
Consulta Renavam
Publisher Logo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: